domingo, 14 de junho de 2015




Atividades para crianças que têm caligrafia ruim

Escrito por Sara Mahuron | Traduzido por Isabel Ferreira


A má caligrafia poderia ser um sintoma de dispraxia; ao descartá-la pode se tornar uma preocupação
A má caligrafia é frustrante para o leitor, sem dúvida, mas também pode ser um ponto de frustração para as crianças que tentam seu melhor e, ainda assim, se esforçam para escrever bem. Hoje em dia, as crianças veem exemplos de boa caligrafia com menos frequência do que antigamente e, com a disponibilidade de computadores, a maioria pratica a escrita à mão muito menos. Ajude os alunos a melhorarem sua caligrafia fornecendo atividades e apoio específicos.

Reconhecendo a má caligrafia

Forneça várias amostras de caligrafia para a crianças, de ruins à boas. Inclua a caligrafia da própria criança no monte. Peça  para o aluno rever todas as amostras e ranqueá-las da melhor para a pior caligrafia. Olhe o monte categorizado e peça para a criança ler uma frase de cada amostra, começando com a que ela disse ser a pior. Discuta a experiência com a criança e pergunte por que é importante a caligrafia ser clara, boa e legível.

A prática faz a perfeição

Peça para os alunos com habilidades ruins de caligrafia praticarem regularmente a escrita correta de letras e frases. Forneça um exemplo de palavras ou frases escritas corretamente e peça para os alunos copiarem. Para alunos com caligrafia muito ruim, forneça oportunidade de traçar as letras e, depois da repetição, mover para a escrita à mão livre. Existem várias planilhas disponíveis para os professores ou podem ser encontradas na Internet para ajudar os alunos a aprenderem a escrever letras e palavras. Volte para o básico e ajude as crianças a aprenderem novamente a escrita adequada.

Trabalhar em habilidades motoras de percepção

Envolva as crianças em atividades que envolvam equilíbrio ou coordenação mão-olho. Andar em um feixe de equilíbrio, jogar bola ou fazer exercícios básicos que envolvem múltiplas partes do corpo são maneiras eficazes de aumentar as habilidades motoras perceptivas. Pratique amarrar os sapatos, abotoar ou pressionar botões. Construa coisas com pequenos blocos ou manipule objetos pequenos. Brinque com argila para construir os músculos utilizados na escrita. Resolva labirintos ou monte quebra-cabeças.

O desafio da caligrafia

Peça para os alunos com caligrafia ruim participarem de um desafio de caligrafia. Trabalhe individualmente para estabelecer metas para melhorar sua escrita. Decida com os alunos como a caligrafia precisa ser melhorada, o que será considerada evidência aceitável para a melhora e como a progressão será avaliada. Estabeleça recompensas para a melhoria, tornando-as frequentes. Considere atribuir responsabilidades aos alunos ou oportunidades para mostrarem a melhora da caligrafia durante o desafio, como pedir à eles para escreverem a data no quadro negro da sala.

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