quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Escola tradicional

A escola tradicional O professor: Passa a maior parte do tempo explanando sobre a disciplina, falando e fazendo anotações no quadro-negro O aluno : Fica em silêncio, ouvindo as explanações do professor e fazendo anotações em seus cadernos A disposição da sala: O professor permanece em pé, diante dos alunos, junto ao quadro. Os alunos ficam sentados em carteiras individuais, separados em fila As atividades : Além de ouvir a lição do professor, o aluno responde a perguntas ou faz exercícios em livros e cadernos. As atividades práticas ficam condicionadas a horários e locais predeterminados Recursos pedagógicos: Em classe, são utilizados cadernos, livros, quadro-negro e mapas, slides etc. Para usar outros recursos, os alunos costumam vão (em horários e dias específicos) para laboratórios de informática ou ciências, ou para uma sala de artes O tempo: O ensino é restrito ao horário escolar, isto é, à duração das aulas. Quando deixa a escola, o aluno estuda por conta própria ou completa uma tarefa elaborada previamente pelo professor

A Escola Inteligente

A Escola Inteligente O professor: Na maior parte do tempo, propõe problemas para os alunos, coordena debates e orienta as pesquisas dos estudantes. Resume a aula expositiva ao mínimo necessário O aluno: É desafiado constantemente a solucionar problemas, pesquisar, criticar e debater temas ligados à disciplina. A conversa entre os colegas não só é permitida como estimulada A disposição da sala: O professor fica circulando entre os alunos, verificando o andamento dos debates ou da pesquisa, tirando dúvidas e dando orientações. Os alunos sentam-se em mesas de três lugares para estimular atividades em grupo As atividades: Os estudantes assumem o papel de pesquisadores, em vez de ouvintes. Passam a maior parte do tempo buscando respostas, debatendo e avaliando o trabalho de outros colegas Recursos pedagógicos: Na mesma sala, há computadores, material de laboratórios de ciências e recursos da sala de artes. O professor pode estimular os alunos a encontrar um tipo de relevo num programa de mapas na internet e sugerir que eles reproduzam aquele tipo de terreno utilizando material como papel, massa e tinta O tempo: A aprendizagem não se limita à escola. Pela internet, em qualquer horário, o estudante pode participar de chats ou fóruns com os colegas, acessar materiais elaborados pelo professor e publicar o resultado de seus próprios estudos

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

II Simpósio Internacional de Psicopedagogia na UNIP

Palestras com: Dr. Vitor da Fonseca(Portugal): "Desenvolvimento da Inteligência e Avaliação Psicopedagógica Dinâmica; Alessandra Capovilla: "Instrumentos para avaliação de distúrbios de aprendizagem"; Lino de Macedo e Nádia Bossa: "Instrumentos diagnósticos e intervenção: novas práticas em psicopedagogia; Maria Tereza Andion:Oficina: "O jogo de Areia à luz da Teoria Piagetiana"; Dr. Vicente José Assencio e Dra.Claudia Berlim "O desenvolvimento neurológico e a aprendizagem: Possibilidades de avaliações de neurociências para o psicopedagogo."

Autógrafos e fotos

Autora de vários livros, dentre eles : "A Inteligência Aprisionada"
Olha a tietagem....
Foi demais....

Palestra com Alícia Fernandéz

Um dos nomes mais
importantes da
Psicopedagogia na Argentina
e no mundo.
Tema: Autorias Vocacionales

Simpósio Internacional de Psicopedagogia

O Simpósio aconteceu nos dias 5 e 6 de setembro de 2008, na Unip (Paraíso) SP. Eu ao lado da Presidente da ABPP Dr. Quezia, uma simpatia.... Foi um grande aprendizado e muitas novidades....

O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO TRATAMENTO  DE AUTISTAS Dentre as diversas formas terapêuticas as quais uma criança a...