O
PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO TRATAMENTO DE AUTISTAS
Dentre as diversas formas terapêuticas as quais uma
criança autista necessita, a intervenção psicopedagógica é extremamente
importante para o desenvolvimento intelectual dos “anjos azuis”.
O desconhecimento acerca da atuação do Psicopedagogo por
parte dos pais e professores, impede a oportunidade de otimizar a aprendizagem,
através do estímulo, descoberta de potencialidades, reabilitação cognitiva,
socialização, treino comportamental através do lúdico, o que garante um avanço
extraordinário no desenvolvimento do aprendizado e, consequentemente, no
rendimento escolar.
O Psicopedagogo, além de investigar, detectar e intervir
nas causas que estão levando ao fracasso escolar e os fatores que limitam o
aprendizado, atua na orientação dos familiares quanto as suas posturas e também
os profissionais envolvidos diretamente com esse aluno autista.
O Psicopedagogo precisa, além do seu conhecimento
teórico- prático, ter a sensibilidade em compreender que uma criança autista
aprende, mas também ensina, pois toda a bagagem que ele carrega consigo deve
ser considerada. Através desse conhecimento, respeitando suas limitações, é
possível aprender e ensinar. Cabe ao Psicopedagogo intermediar o relacionamento
entre ensinante e aprendente na construção de um vínculo prazeroso e saudável.
A criança autista tem aversão a ambientes agitados e
desorganizados, então, é importante trabalhar o tom de voz. A fala deve ser
serena, explícita e pausada. Seus interesses restritos são ferramentas
preciosas para o psicopedagogo trazer à sessão a atenção da criança e
possibilitar a socialização e o aprendizado.
É de vital importância tratá-lo pelo nome e comunicar de
forma simples a atividade proposta e antes de propor, o psicopedagogo deve
executá-la.
O jogo é o melhor e mais completo instrumento a ser
utilizado, resgatando e preparando para aprendizagem, visto que ele abrange os
três estilos de aprendizagem; visual, auditivo e sinestésico, desenvolvendo,
assim, a cognição, competências fundamentais para o futuro.
Dessa forma, contribuirão para melhor desempenho do
autista e para integração das várias dimensões do seu conhecimento afetivo,
motor, cognitivo e social.
Fonte: http://www.paisfilhoseescola.com.br/o-papel-psicopedagogo-tratamento-de-autistas/
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