segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Atividades para Coordenação Motora Fina











Rastreamento é uma técnica simples para ajudar as crianças na coordenação motora fina. A técnica trabalha as habilidades motoras finas como a coordenação olho-mão e o início escrita.

A técnica é bastante simples. Você deve dar a cada criança pelo menos três cores diferentes de lápis de cor para formas, números e letras de forma para realização da técnica de rastreamento.


Técnica rastreamento da primeira letra do nome do aluno com ajuda do pontilhado.

As crianças começam por traçar com o dedo

Em seguida, as crianças usam uma cor de lápis e traçar os contornos. Em seguida, as crianças usam a segunda cor para rastreá-lo novamente. Em seguida, eles usam a cor de terceiros para traçar os contornos mais uma vez.
-Separar objetos pequenos por cores.trabalhar o movimento pinça fina com o dedo indicador e polegar

- objetos pequenos para trabalhar movimentos finos.Treinar os números e associar a quantidade.


- Trabalhar os movimentos finos como alinhavo,tecelagem (com a tela talagarça) ou uma cesta com fita ou emborrachado.

- Trabalhar força dos dedos indicador e polegar (abrir/fechar o pregador de roupa) para pegar objetos pequenos como bolinhas de pompom ou algodão.Mão dominante (destro ou canhoto)não tem necessita os dois lados apenas a de preferência manual do aluno.

Cartelas plastificada de pontilhados (passar o dedinho em cima,tinta ou canetinha)

Colorir com canetinha,giz de cera ou

tinta moldes vazados
Placas de madeira com as letras do alfabeto(passar o dedinho ou palitinho com imã)

Alinhavo com canudinho

Brincadeiras com receitas de massinha caseira


Brincadeiras com Massinha e contornar as cartelas plastificadas com as figuras geométricas e depois pode fazer cartelas de letras,números ou desenhos.

Teste a sua destreza dos dedos virando um "flipper" em uma caixa

Fortalecimento dos dedos para abrir o elástico é colocar ao redor da bola.Trabalha o planejamento motor, olho-mão, e atividade integração bilateral.

Coordenação olho-mão proporcionando maior força da mão e feedback proprioceptivo. Estas duas grandes bolas de ventosa usando um movimento fácil espremer.



Melhorar a coordenação bilateral e fortalecer os ombros.usar a força da mão e no planejamento motor para empurrar de volta ao tamanho original.Dica:o sifão sanfonado realiza o mesmo tipo de exercicio do brinquedo acima.

Jogo de dados de borracha são fáceis de ver, pegar e jogar.

Jogo de dados em duas mãos e sacudi-los para promover a coordenação bilateral, o desenvolvimento dos arcos palmar da mão.

Confeccionar um pião enquanto ela gira, incentiva o acompanhamento visual e coordenação motora fina.


Conjuntos de bolinhas coloridas magnética pode ser utilizada com a varinha magnética ou sozinho.Trabalhar a habilidade motora fina ou atividade de planejamento motor.

Dica para os bebês-um guizo que todos os bebês tem o punho pequeno o suficiente para o menor segurar e balançar.Atenção,o dedo polegar segura o brinquedo.(posicionamento deste dedo polegar é importante para arco da mão)

ncaixar as bolinhas coloridas dentro do pote com vários furos do tamanho das bolas.

lata com vários furos de cores diferentes encaixar palitinhos ou canudinhos coloridos.

Alinhavo-cortar pedaços de espuma e alinhavar no palito.Pode ser também confeccionar colares ou pulseiras de macarrão ou bolinhas bijouterias.

Desenhar,pintar ou colorir os moldes vazados.Depois pode reduzir aos poucos o tamanhos dos moldes.
Pode inventar com bastante criatividade preencher o espaço com colagem(glitter,papel crepom,bolinhas de revista) ou colar uma gravura ou foto,colorir giz de cera,tinta ou lápis de cor.Trabalhar as formas geométricas,noção espacial(grande/pequeno) e colorir (dentro) do limite.

Fortalecimento muscular dos dedos indicador e polegar da mão dominante para abrir/fechar os pregadores de roupa.Trabalhar a noção quantidade e sequência dos números.Confeccionar as cartelas com os números e associar com a quantidade.
Fortalecimento muscular dos dedos indicador e polegar da mão dominante para abrir/fechar os pregadores de roupa.Trabalhar a noção quantidade e sequência dos números.Confeccionar as cartelas com os números e associar com a quantidade.


Usar o martelo de plástico para encaixar pinos dentro da massinha.Trabalhar a força e coordenação viso-motora.

Painel de Grafismo favorece o uso dos movimentos dissociados dos dedos da mão preparando o paciente para a escrita. Possui formas vazadas diferenciadas (pré-requisitos para a escrita) que podem ser exploradas tanto com os dedos quanto com materiais que permitem esse contorno, como por exemplo, caneta Pilot, canetas de sopro, pincéis, dentre outros
Aramado com bolinha de madeira. Pode trabalhar diversos movimentos, a criança conduz as peças pelos caminhos.Trabalhar coordenação viso-motora.

.

Exercita a coordenação motora, concentração, discriminação de cores, planejamento, raciocínio lógico e convívio social das crianças

Colocar as bolinhas de gude nos buracos, controlando a inclinação do tabuleiro com os cordões e exercitar a coordenação motora.


Acertando o alvo.cores e tamanhos diferentes.

Jogo Resta Um-Estimula a coordenação motora e exercita a mente.Teste suas habilidades.

Consiste em montar todos os cubos nos pinos da base, conforme os cubos são girados é formado diversas figuras de animais, monte sem olhar, você irá se surpreender com um animal super divertido e diferente.

Através do manuseio dos cubos, a criança irá trabalhar posição, forma, coordenação motora e noção de quantidade.


Brinquedos clássicos divertem pessoas de todas idades e resgatam os valores das brincadeiras saudaveis.

Para brincar com o Bilboquê, você precisa de muita atenção, agilidade e treino.
Estimula a coordenação motora, exigindo muita paciência e persistência.

O objetivo do jogo é equilibrar as bolinhas nas canaletas, passando-as de uma criança para outra.

Composto por 4 canaletas e 2 bolas de madeira.Trabalha a coordenação motora, concentração, atenção, equilíbrio, habilidade de planejamento motor.


Para nossos pequenos começarem desde cedo a guardar o seu dinheiro.

Os cofres animados são indicados para crianças a partir de quatro anos de idade, pois é nessa idade que elas começam a ter noções de valores financeiros.Para retirar as moedas, basta abrir a porta que fica atrás da atrás do cofrinho.

-Separar objetos pequenos por cores.trabalhar o movimento pinça fina com o dedo indicador e polegar.

- objetos pequenos para trabalhar movimentos finos.Treinar os números e associar a quantidade.
- Trabalhar os movimentos finos como alinhavo,tecelagem (com a tela talagarça) ou uma cesta com fita ou emborrachado.

- Trabalhar força dos dedos indicador e polegar (abrir/fechar o pregador de roupa) para pegar objetos pequenos como bolinhas de pompom ou algodão.Mão dominante (destro ou canhoto)não tem necessita os dois lados apenas a de preferência manual do aluno.




Placas de madeira vazadas com linhas onduladas,retas ou zigue-zague

Pintura com conta-gotas.Ajuda fortalecimento muscular dos dedinhos


http://cdn.ch-feed.com/images/forexopen/empiremoney.png



Encaixe de palitos na placa de isopor


Pegar peças de pinos- com os dedos indicador e polegar (Jogo Resta Um)



Placas de Madeira com moldes vazados
(colorir dentro do molde vazado ou preencher a figura no contorno)




Ligue os pontilhados. O objetivo desta atividade é fazer com que a criança ligue os pontilhados desenvolvendo a atenção, concentração e coordenação viso-motora.











Encaixe de pinos de madeira tamanhos e espessuras diferentes

Fonte: http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br

62 comentários:

  1. Adorei suas sugestões. Vou adaptar algumas ideias para minha sala de aula. Tenho um aluno autista e tenho certeza que vai ajudá-lo muito. Parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu trabalho. Vou utilizar algumas ideias na minha sala de aula. Tenho um aluninho autista e tenho certeza que será muito bom para o seu desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, veio em socorro de mamães de primeira viagem como eu, rs.

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem?
    Onde eu encontro essas placas vazadas para comprar?
    obrigada
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice você entra no blog da http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com ou procura no google, certo?

      Excluir
  5. meu filho tem 9 anos e tem muita dificuldade para escrever tem a mão enrijecida desde sempre e a professora dele me sugeriu sobre coordenação motora fina.Qual a melhor atividade para ele.Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana marque uma hora lá no meu consultório e conversamos pessoalmente: sweli30@hotmail.com se for possível, caso você more longe me escreva no meu email. Um abraço.

      Excluir
  6. Adorei. Também vou utilizar algumas destas atividades com minha aluna que tem dificuldades na coordenação fina. Muito bom. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito minha aluna tem muitas dificuldades para escrever tem necessidades especiais motora. Grata!

    ResponderExcluir
  8. Atividades super importantes para nossa prática pedagógica. Muito grata pelas sugestões.

    ResponderExcluir
  9. Simplesmente adorei! Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. ADOREI, MUITO BOM.

    ResponderExcluir
  11. atividades fabulosas para professores e até mesmo os pais trabalharem com seus filhos de forma lúdica. Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, importante colocar em prática, obrigada, bjs

      Excluir
  12. uma boa coordernação motora se adquire com treino, essas atividades são otimas!
    fazer bolinhas de massinha de modelar ou com papel crepon com a ponta do dedo tambem é muito bom!

    ResponderExcluir
  13. Adorei as atividades, vou adaptar algumas para sala de aula. Muitos alunos chegam ao 1 ano com dificuldades no traçado das letras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina obrigada, seja bem vinda, bjs

      Excluir
    2. Amei suas atividades. Obrigada por partilhar, pois foi com ajuda de professoras como você que aprendi meus primeiros passos na educação.

      Excluir
  14. Muito boas as ideias.
    Parabéns.
    Gostei...

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito as ideias e sugestões.
    Vou sugeri aos professores que precisam trabalhar com a coordenação..
    Sandra

    ResponderExcluir
  16. Sandra obrigada, seja bem vinda, siga o meu blog, um abraço.

    ResponderExcluir
  17. maria da gloria bezerra da silva19 fevereiro, 2015

    parabéns adorei

    ResponderExcluir
  18. Muito legais as idéias e sugestões! Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Muito legais as idéias e sugestões! Parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo blog.
    Está ótimo.
    Gostei muito das sugestões!!!

    ResponderExcluir
  21. NAZARÉ ROSA.22 março, 2015

    NOSSA! PARABÉNS!AMEI TUDO. COM CERTEZA VOU REALIZAR ESSAS
    AÇÕES COM AS CRIANÇAS DA CRECHE ONDE COORDENO.
    OBRIGADA. ABRAÇOS. NAZARÉ ROSA

    ResponderExcluir
  22. Alex Henrique01 abril, 2015

    Muito boas as sugestões... vão me ajudar muito! Parabéns pelo seu trabalho... Muito bom ver pessoas compartilharem seus conhecimentos! Abraço!

    ResponderExcluir
  23. ADOREI SEU TRABALHO, GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTRO ESTAS BOLINHAS COM VENTOSA?

    ResponderExcluir
  24. Achei maravilhoso poder compartilhar suas ideias, gostaria de saber onde posso encontrar essas placas de madeira com os vazados de zig zag, retas, curvas e etc.
    Claudia Rocha -Pedagoga BRASÍLIA -DF- PARABÉNS PELO SEU TRABALHO.

    ResponderExcluir
  25. Ótima ajuda! Tenho 27 anos e perdi a coordenação motora fina por conta da esclerose múltipla que descobri esse ano. Farei algumas dessas atividades. Obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Olá, adorei seu blog, estou buscando ajuda para meu filho de 17 anos, ele tem muita dificuldade, seria possível reverter esse quadro, uma vez que ele já seja jovem? Aguardo, obrigada.

    ResponderExcluir
  27. Claro que sim, inclusive é comprovado que o caderno de caligrafia, também funciona mesmo com a idade de até 23 anos, na verdade não tem idade para melhorar a letra, basta querer e se empenhar, um abraço.

    ResponderExcluir
  28. desculpa, não riam de mim, por favor, eu tenho 41 anos e o que mais me incomoda é que trabalharei muitos anos minha coordenação motora e consigo fazer muitas coisas na minha vida, no entanto tem coisas que mje deixa triste até hoje não consigo amarrar meus sapatos e tenho que comprar sapatos sem cadarços, corto papel, e coisas para meus filhos, mas muito mal cortados, e pior só minha esposa e meus pais que sabem disso, mas minha esposa acha que é preguiça, você ta,bem acham que pe preguiça ou conhecem gente com essas dificuldades, estou passadno vergonha com meus filhos por causa disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagine, ser Adulto é isso assumir as suas dificuldades, sem ter vergonha de nada. Você pode procura uma Psicopedagoga ou Psicomotricista para intervir e sanar as sua dificuldades de Coordenação Motora Fina. Não existe preguiça! Pode contar comigo, um abraço.

      Excluir
  29. Adorei as ideias vou adaptar algumas para meu aluno

    ResponderExcluir
  30. Olá Sueli, criei um post em meu blog referenciando seu site, tudo bem? Achei as atividades muito úteis: http://autismo.tk/2015/10/13/atividades-para-coordenacao-motora-fina/

    ResponderExcluir
  31. muito enriquecedor, parabéns

    ResponderExcluir
  32. Uau, que bacana! Super criativo! Vou utilizar algumas idéias com meu pequeno autista de 4 anos...Obrigadíssima pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  33. Uau, que bacana! Super criativo! Muito obrigada pela iniciativa! Vou utilizar algumas dessas idéias com meu filho de 4 anos, ele é autista...

    ResponderExcluir
  34. Muito bom, vou colocar em pratica com os meus pequenos. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  35. Fazia várias atividades como estas durante a reabilitação do meu filho Ícaro ,hoje com 23 anos! Ele teve uma sequela motora por meningite bacteriana, desde os dois anos e sete meses de idade.De lá pra cá, a luta foi sempre constante para desenvolver sua habilidade manual! O que tenho a dizer para as mães e professores ,com alunos ou filhos de qualquer idade é: NUNCA DESISTAM! Meu filho hoje faz exercícios de caligrafia,tem a letra linda,e já assina com orgulho o próprio nome!Vale muito o que sua intuição indicar, como lavar a cueca e o chinelo,torcer toalha,girar a chave, pendurar roupa no varal...Tudo desenvolve,ce com aplicação prática!
    Parabéns pelo seu blog,Sueli!! É de utilidade pública!Abraços!

    ResponderExcluir
  36. amei suas dicas,sou professora da educação infantil


    ResponderExcluir
  37. Adorei seu blog , vou utilizar com meus alunos com dificuldade motora, trabalho no AEE .
    Obrigada pelas sugestões.

    ResponderExcluir
  38. Onde consigo comprar essas placas de madeira com alfabeto? ( De passar o dedinho ou palitinho com imã? Necessito urgente.

    ResponderExcluir
  39. ADOREI!!!!!
    Sou educadora de infância e estas propostas vão-me ajudar muito para a resolução do problema de uma criança que tem os movimentos da mão muito rígidos. Tem dificuldade em traçar uma linha contínua suavemente.

    ResponderExcluir
  40. PARABÉNS!!! Muito bom seu trabalho AMEI!!! vão me ajudar muito, sou professora e estava precisando dessa ideias vou utilizar algumas,para avaliar crianças com algumas dificuldades muito obrigada!

    ResponderExcluir
  41. Amei suas sugestões! Sou professora de educação infantil, minha turma é composta por crianças de 3 anos, as atividades acima irão me ajudar bastante!

    ResponderExcluir
  42. Adorei todas as ideias... São valiosíssimas. Trabalho em sala de recursos multifuncionais com estudantes autistas e vai contribuir muito com meu trabalho. Muito obrigada pela suas sugestões!

    ResponderExcluir

O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO TRATAMENTO  DE AUTISTAS Dentre as diversas formas terapêuticas as quais uma criança a...