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Ensine a criança e o jovem sobre sua deficiência e sobre o que eles podem ver
ou não poder ver bem (muitas crianças não têm consciência disso).
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Os alunos com baixa visão deverão trabalhar olhando para os objetos e para as
pessoas (algumas crianças apresentam comportamento de cegos, olham para o
vazio. Peça para que “olhe” o objeto ou pessoa em questão).
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Ajude-o a desenvolver comportamentos e habilidades para participar de
brincadeiras e recreações junto com os colegas, facilitando o processo de
socialização e inclusão.
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Oriente o uso de contraste claro e escuro entre os objetos e seu fundo.
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Estimule o aluno a olhar para aspectos como cor, forma e encoraje-o a tocar nos
objetos enquanto olha.
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Lembre-se que o uso prolongado da baixa visão pode causar fadiga.
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Seja realista nas expectativas do desempenho visual do estudante, encorajando-o
sempre ao progresso.
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Encoraje a coordenação de movimentos com a visão, principalmente das mãos.
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Oriente o estudante a procurar recursos como o computador pois, ele se cansará
menos e aumentará sua independência.· Pense nos estudantes com baixa visão como
pessoas que vêem.
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Use as palavras “olhe” e “veja” livremente.
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Esteja ciente da diferença entre nunca ter tido boa visão e tê-la perdido após
algum tempo.
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Compreenda que o sentido da visão funciona melhor em conjunto com os outros
sentidos.
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Aprenda a ignorar os comentários negativos sobre as pessoas com baixa visão.·
Dê-lhe tempo para olhar os livros e revistas, chamando a atenção para os
objetos familiares. Peça-lhes para descrever o que vê.
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Torne o “olhar” e “ver” uma situação agradável, sem pressionar.
IMPORTANTE: Deve-se
evitar fazer tudo pela criança com baixa visão para que ela não se canse ou se
machuque. Ela deve ser responsável pelas próprias ações.
NÃO ÓPTICOS PARA BAIXA VISÃO
Os
recursos não ópticos são aqueles que melhoram a função visual sem o auxílio de
lentes ou promovem a melhoria das condições ambientais ou posturais para a
realização das tarefas (podem ser efetuados pelo professor). Os meios para que
se consiga esta melhora são:
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Trazer o objeto mais próximo do olho, o que aumenta o tamanho da imagem
percebida (ou seja, deixe a criança aproximar o objeto do rosto ou aproximar-se
para observar algo, como por exemplo, a lousa ou a TV);
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Aumentar o tamanho do objeto para que ele seja percebido.
CARACTERÍSTICAS DE MATERIAL IMPRESSO PARA BAIXA
VISÃO
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Desenhos sem muitos detalhes (muitos detalhes confundem);
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Uso de maiúsculas;
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Usar o tipo (letra) Arial;
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Tamanho de letra em torno de 20 a 24 (ou seja, ampliada);
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Usar entrelinhas e espaços;
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Cor do papel e tinta (contraste).
FORMAS DE AMPLIAÇÃO
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Fotocopiadora;
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Computador;
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Ampliação à mão: é a mais utilizada e deve seguir requisitos como tamanho,
espaços regulares, contraste, clareza e uniformidade dos caracteres.
MATERIAIS
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Lápis 6B e/ou caneta hidrográfica preta;
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Cadernos com pautas ampliadas ou reforçadas;
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Suporte para livros;
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Guia para leitura;
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Luminária com braços ajustáveis.
OUTRAS DICAS INPORTANTES
Nos CAPES pode ser encontrado o caderno com pauta
ampliada (mais larga) para alunos com baixa visão; mas também pode ser
confeccionado utilizando o próprio caderno do aluno riscando com uma caneta
hidrocor preta uma linha sim, outra não. Como normalmente os cadernos
encontrados hoje em dia as linhas são claras, não haverá problema pois,
normalmente o aluno não consegue enxergar as linhas mais clara somente as mais
escuras e ele poderá escrever no espaço entre elas (no caso utilizando 2
linhas).
Para alguns alunos é necessário um espaço maior
entre as linhas; como não encontramos este tipo de caderno no mercado pode-se
encadernar um maço de sulfite, colocar uma capa e traçar as linhas, folha por
folha (com lápis 6B) de acordo com a necessidade do aluno. As mães costumam
colaborar quando orientadas neste sentido.
Caso o aluno apresente além da baixa visão, uma
dificuldade motora, pode-se utilizar de letras móveis em papel para que o aluno
cole as letras, formando palavras, ao invés de escrever.
Para evitar o cansaço de estar constantemente com o
rosto sobre o caderno, pode-se utilizar um suporte para leitura encontrado em
casas que trabalham com artigos para deficientes visuais. Pode ainda ser
confeccionado ou ser utilizados livros, como suporte, embaixo do caderno para
que este possa ficar mais elevado.
O professor pode ainda confeccionar uma grade para
facilitar a escrita do aluno com baixa visão. Pode ser utilizado uma lâmina de
radiografia, como na foto, do tamanho da folha do caderno e com a mesma medida
das linhas ou ainda em papel cartão com cores que contrastem com o fundo branco
da folha do caderno. Para a leitura pode ser confeccionado no mesmo modelo, uma
guia para leitura utilizando-se somente uma linha vazada e à medida que o aluno
vai lendo a guia vai sendo deslocada para a linha de baixo, o que evita que ele
se perca durante a leitura.
O professor também pode se utilizar dos encartes
que contém figuras grandes para trabalhar com o aluno com baixa visão para
reconhecimento dos produtos e palavras conhecidas bem como com rótulos de
embalagens que são utilizados em seu dia-a-dia. A medida que ele vai aprendendo
a ver começará a identificar figuras cada vez menores. O aluno pode recortar o
produto que identificou visualmente e nomeá-lo. Posteriormente pode colocar as
figuras em ordem alfabética criando um livrinho.
Pode-se ainda trabalhar com jogos pedagógicos.
IMPORTANTE: Ensine
a criança e o jovem sobre sua deficiência e sobre o que eles podem ver ou não
poder ver bem (muitas crianças não têm consciência disso). O professor deverá
identificar o tamanho de letra que a criança consegue enxergar para realizar as
atividades, caso contrário não se sentirá motivado a realizar as tarefas. O
professor deve estar atento pois este pode ser um dos motivos pela falta de
interesse e indisciplina do aluno. Se perceber que o aluno apresenta
dificuldade em enxergar peça aos pais para que leve-o ao oftalmologista.
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