Como trabalhar com alunos com Deficiência Visual?
Material específico
A
escola deve solicitar à mantenedora o material didático necessário — regletes
(régua para escrever em braille) e soroban —, além da presença de um
profissional para ensinar a criança cega, os colegas e os professores a ler e
escrever em braille. O deficiente deve contar com tratamento oftalmológico e
receber, na rede ou em instituições especializadas, instruções sobre mobilidade
e locomoção nas ruas. Deve também conhecer e aprender a utilizar ferramentas de
comunicação, como sintetizadores de voz que possibilitam ao cego escrever e ler
via computador. Em termos de acessibilidade, o ideal é colocar cercados no
chão, abaixo dos extintores de incêndio, e instalar corrimão nas escadas.
Dicas:
1-
Pergunte ao aluno e à família quais são as possibilidades e necessidades dele.
2-
A melhor maneira de guiar o cego é oferecer-lhe o braço flexionado, de forma
que ele possa segurá-lo pelo cotovelo.
3-
Descreva os ambientes com detalhes e não mude os móveis de lugar com
freqüência. Os recursos didáticos aconselhados são: lupa, livro falado e
materiais desportivos como bola de guizo.
4-
Busque na turma colegas dispostos a ajudá-lo.
5-
Substitua explicações com gestos por atividades em que o deficiente se
movimente. Por exemplo: forme uma roda com a criançada para explicar o
movimento de translação da Terra.
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