sábado, 8 de dezembro de 2012

RELACIONAMENTO PROFESSOR X ALUNO DEFICIENTE AUDITIVO


Relacionamento professor X aluno deficiente auditivo

Pedrinelli & Teixeira (1994) descrevem alguns pontos que devem ser observados quando em uma aula na qual haja deficientes auditivos:

- Enxergar a criança mais do que a deficiência;

- Considerar as limitações, mas enfatizar as capacidades;

- Estar informado sobre a etiologia, local e gravidade da lesão;

- Procurar ajuda da família ou mesmo de outros profissionais envolvidos com a criança, se for necessário esclarecer algumas dúvidas;

- Manter-se frente ao aluno quando estiver falando;

- Usar todos os recursos possíveis para comunicar-se procurando certificar-se de que o aluno compreendeu a mensagem;

- Não mudar constantemente as regras de uma determinada atividade;

- Não articular exageradamente as palavras;

- Substituir as pistas sonoras por visuais, se necessário.

Exemplo de atividade Ritmica:

- Objetivos da atividade:

Desenvolver noções de ritmo e coordenação motora global;

- Objetivos do grupo:

Demonstrar a utilização da linguagem gestual, de sinais (libras) e cores para a comunicação com os alunos deficientes auditivos;

Posicionamento do professor perante a classe.

- Descrição da atividade:

No primeiro momento, os alunos estarão dispostos em círculo e, parados, deverão bater bola no ritmo estipulado pelo professor;

Num segundo momento, os alunos deverão andar em círculo em volta do professor, batendo a bola de acordo com o ritmo do próprio andar;

Num terceiro momento, os alunos deverão observar as cores e os números indicados pelo professor para formarem grupos durante a execução da atividade.

· Bola vermelha – Pare !

· Bola amarela – Ande !

· Bola verde – Corra !

Exemplo: se o professor levantar a bola amarela e fizer o número 2, os alunos deverão andar em duplas.

- Estratégias:

Estilo de ensino: tarefa.

Organização da turma: em círculo, formando grupos de acordo com as ordens do professor.

Estratégia de comunicação: leitura labial, gestos, libras e cores.

No filme "Filhos do Silêncio", o professor tenta ensinar seus alunos deficientes auditivos a falar.



                                         http://www.luzimarteixeira.com.br/2010/04/3865/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO TRATAMENTO  DE AUTISTAS Dentre as diversas formas terapêuticas as quais uma criança a...