Relacionamento professor X aluno
deficiente auditivo
Pedrinelli & Teixeira (1994)
descrevem alguns pontos que devem ser observados quando em uma aula na qual
haja deficientes auditivos:
- Enxergar a criança mais do que a
deficiência;
- Considerar as limitações, mas
enfatizar as capacidades;
- Estar informado sobre a etiologia,
local e gravidade da lesão;
- Procurar ajuda da família ou mesmo de
outros profissionais envolvidos com a criança, se for necessário esclarecer
algumas dúvidas;
- Manter-se frente ao aluno quando
estiver falando;
- Usar todos os recursos possíveis para
comunicar-se procurando certificar-se de que o aluno compreendeu a mensagem;
- Não mudar constantemente as regras de
uma determinada atividade;
- Não articular exageradamente as
palavras;
- Substituir as pistas sonoras por
visuais, se necessário.
Exemplo de atividade Ritmica:
- Objetivos da atividade:
Desenvolver noções de ritmo e
coordenação motora global;
- Objetivos do grupo:
Demonstrar a utilização da linguagem
gestual, de sinais (libras) e cores para a comunicação com os alunos
deficientes auditivos;
Posicionamento do professor perante a
classe.
- Descrição da atividade:
No primeiro momento, os alunos estarão
dispostos em círculo e, parados, deverão bater bola no ritmo estipulado pelo
professor;
Num segundo momento, os alunos deverão
andar em círculo em volta do professor, batendo a bola de acordo com o ritmo do
próprio andar;
Num terceiro momento, os alunos deverão
observar as cores e os números indicados pelo professor para formarem grupos
durante a execução da atividade.
· Bola vermelha – Pare !
· Bola amarela – Ande !
· Bola verde – Corra !
Exemplo: se o professor levantar a bola amarela e fizer o
número 2, os alunos deverão andar em duplas.
- Estratégias:
Estilo de ensino: tarefa.
Organização da turma: em círculo,
formando grupos de acordo com as ordens do professor.
Estratégia de comunicação: leitura
labial, gestos, libras e cores.
No filme "Filhos do Silêncio", o
professor tenta ensinar seus alunos deficientes auditivos a falar.
http://www.luzimarteixeira.com.br/2010/04/3865/
Nenhum comentário:
Postar um comentário