Informações Sobre Deficiência Física
DEFINIÇÃO
A deficiência física refere-se ao comprometimento do aparelho locomotor
que compreende o sistema ósteo-articular, o sistema muscular e o sistema
nervoso. As doenças ou lesões que afetam quaisquer desses sistemas,
isoladamente ou em conjunto, podem produzir quadros de limitações físicas de
grau e gravidade variáveis, segundo o(s) segmento(s) corporais afetados e o
tipo de lesão ocorrida.
TIPOS
· Lesão cerebral (paralisia cerebral, hemiplegias)
· Lesão medular (tetraplegias, paraplegias)
· Miopatias (distrofias musculares)
· Patologias degenerativas do sistema nervoso central (esclerose
múltipla, esclerose lateral amiotrófica)
· Lesões nervosas periféricas
· Amputações
· Sequelas de politraumatismos
· Malformações congênitas
· Distúrbios posturais da coluna
· Sequelas de patologias da coluna
· Distúrbios dolorosos da coluna vertebral e das articulações dos
membros
· Artropatias
· Reumatismos inflamatórios da coluna e das articulações
· Lesões por esforços repetitivos (L.E.R.)
· Sequelas de queimaduras
CAUSAS
· Paralisia Cerebral: por prematuridade; anóxia perinatal; desnutrição;
materna; rubéola; toxoplasmose; trauma de parto; subnutrição; outras.
· Hemiplegias: por acidente vascular cerebral; aneurisma cerebral; tumor
cerebral e outras.
· Lesão medular: por ferimento por arma de fogo; ferimento por arma
branca; acidentes de trânsito; mergulho em águas rasas. Traumatismos diretos;
quedas; processos infecciosos; processos degenerativos e outros.
· Amputações: causas vasculares; traumas; malformações congênitas;
causas metabólicas e outras.
· Mal formações congênitas: por exposição à radiação; uso de drogas;
causas desconhecidas.
· Artropatias: por processos inflamatórios; processos degenerativos;
alterações biomecânicas; hemofilia; distúrbios metabólicos e outros.
5. FATORES DE RISCO
Violência urbana
Uso de drogas
Acidentes desportivos
Sedentarismo
Acidentes do trabalho
Epidemias/endemias
Tabagismo
Agentes tóxicos
Maus hábitos alimentares
Falta de saneamento básico
Fonte: ensinar-aprender.blogspot.com.br
COMO TRABALHAR COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA?
Adapte os espaços!
Toda
escola precisa eliminar as barreiras arquitetônicas, mesmo que não tenha jovens
com deficiências matriculados. As adaptações do edifício incluem: rampas de
acesso, instalação de barras de apoio e alargamento das portas. No caso de
haver deficientes físicos nas classes, a modelagem do mobiliário deve levar em
conta as características deles.
Entre os materiais de apoio
pedagógico necessários estão pranchas ou presilhas para prender o papel na
carteira, suporte para lápis, computadores que funcionam por contato na tela e
outros recursos tecnológicos.
Dicas:
1- Pergunte ao aluno e à família que
tipo de ajuda ele precisa, se toma medicamentos, se tem horário específico para
ir ao banheiro, se tem crises e que procedimento adotar se isso ocorrer.
2- Aqueles que andam em cadeira de
rodas precisam mudar constantemente de posição para evitar cansaço e
desconforto.
3- Informe-se sobre a postura
adequada do aluno, tanto em pé quanto sentado, e garanta que ele não fuja dela.
4- Se necessário, fixe as folhas de
papel na carteira usando fita adesiva. Os lápis podem ser engrossados com
esparadrapo para auxiliá-lo na escrita, caso ele tenha pouca força muscular.
5- Ouça com paciência quem tem
comprometimento da fala e não termine as frases por ele.
Fonte: educaja.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário