Deficiência Mental - Tarefas
individuais
Geralmente os deficientes mentais têm
dificuldade para operar as ideias de forma abstrata. Como não há um perfil único, é necessário um acompanhamento
individual e contínuo, tanto da família como do corpo médico. As deficiências
não podem ser medidas e definidas genericamente. Há que levar em conta a
situação atual da pessoa, ou seja, a condição que resulta da interação entre as características do
indivíduo e as do ambiente. Informe-se sobre as especificidades e os
instrumentos adequados para fazer com que o jovem encontre na escola um
ambiente agradável, sem discriminação e capaz de proporcionar um aprendizado efetivo,
tanto do ponto de vista educativo quanto do social.
Dicas:
1- Posicione o aluno nas primeiras
carteiras, de forma que você possa estar sempre atento a ele.
2- Estimule o desenvolvimento de habilidades interpessoais e ensine-o a pedir
instruções e solicitar ajuda.
3- Trate-o de acordo com a faixa
etária.
Utilizando um quebra-cabeça
Fazemos muitas deduções quando
executamos um quebra-cabeça porque já montamos um anteriormente. Isto quer
dizer que muitas pessoas que ensinam o manuseio deste brinquedo ou tipos semelhantes
às crianças, ensinam erradamente. Não é efetivo espalharmos o quebra-cabeça
quando o tiramos da caixa, com as peças todas separadas na frente da criança,
ou colocar talvez algumas peças juntas e esperar que ela termine a montagem.
Comece de outro jeito e as coisas ficam
diferentes!
1. Monte você mesmo o quebra-cabeça e
converse acerca dele.
2. Tire uma de suas peças.
3. Faça com que a criança reponha a
peça. Ela terminou? Diga-lhe que isso é um sucesso alcançado!
4. Tire outra peça, ou talvez a
primeira que removeu e mais uma.
5. Faça com que a criança complete o
jogo. Ela teve sucesso mais uma vez!
6. Repita a ação com outras peças.
Esta técnica, chamada encadeamento é
muito útil quando é importante evitar o fracasso. Simplesmente, comece do fim e
dê uma marcha ré. Isso é muito bom para qualquer brinquedo sequencial um
quebra-cabeça, um ábaco, jogos de construção e muitos outros.
E no que diz respeito ao estímulo?
Quando alguma coisa nova for feita,
elogie.
Quando uma habilidade antiga for usada,
fique apenas contente.
À medida que uma habilidade nova se
torna antiga, reduza o elogio pouco a pouco.
Lembre-se sempre de manifestar o maior
prazer quando aparecer uma habilidade nova – muito elogio, um abraço, um doce.
Este seu estímulo ficará associado à
tarefa. Com o tempo a tarefa será executada, mesmo com você ausente, devido a
este estímulo lembrado. Então, embora talvez com alguns poucos brinquedos, você
verá a criança brincar. Não será mais uma “tarefa” para nenhum de vocês dois.
ResponderExcluirprofessora de história
Gostei do blog professora
Haker's mund
Bom dia, Sueli! Tudo bem?
ResponderExcluirSou colega de profissão e passei para conhecer seu espaço... Já estou te seguindo!
Caso queira, ficarei feliz com sua visita ao meu blog: www.comoeuaprendo.blogspot.com.br
Um gde abraço e parabéns!