quinta-feira, 8 de dezembro de 2011


Curso de Formação PEI

Um dos grandes desafios dos profissionais que trabalham com aprendizagem tem sido ajudar a promover em seus mediados as habilidades para pensar e para aprender de maneira eficiente e autônoma.

Pensar de maneira clara e precisa, comunicar idéias de forma lógica e fluida, ser capaz de identificar as fontes de dificuldades de problemas, transferir conhecimentos adquiridos para diferentes áreas, estar motivado e curioso para aprender, gerar novos conhecimentos, ser um ator ativo e criativo são alguns dos objetivos contemplados neste programa.

Este curso trata-se de um aperfeiçoamento profissional ao final do qual seus participantes estarão capacitados a aplicar os instrumentos do PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) e a utilizar as técnicas da Mediação em diferentes contextos: escolar,  clínico, reabilitativo, empresarial, em contextos de formação universitária e de educação continuada.

O que é o PEI?

O PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) é um programa prático de intervenção cognitiva fundamentado na Mediação da Aprendizagem que pode ser utilizado de maneira individual ou em grupo.

O programa completo é composto de 14 instrumentos (14 conjuntos de tarefas de diversos conteúdos e modalidades, contendo 20 a 30 páginas cada). Seu crescente nível de complexidade favorece a construção sistemática e estrutural de funções cognitivas e operações mentais necessárias à aprendizagem.

O objetivo central do PEI é a produção de modificações nas estruturas cognitivas dos indivíduos, expandindo o potencial de aprendizagem, aumentando a eficiência mental e melhorando a qualidade do desempenho intelectual.

O PEI pode ser utilizado em crianças na idade escolar e em adultos de vários níveis de funcionamento. O programa está traduzido em 12 línguas e é utilizado em diversos países. O PEI foi desenvolvido pelo renomado psicólogo israelense Dr. Reuven Feuerstein.

Quem é Reuven Feurestein?

Reuven Feuerstein nasceu em Botosan (Romênia) em 1921. Em 1944 imigrou para Israel, onde se dedicou à educação dos adolescentes sobreviventes ao Holocausto. Foi a partir dos estudos com estes jovens que Feuerstein e seus colaboradores desenvolveram um sistema de Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem (LPAD) e um método de intervenção cognitiva, o Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI).

De 1950 a 1955, Feuerstein estudou na Universidade de Genebra, sob o comando de Andrey Rey e Jean Piaget, completando a sua formação em Psicologia Geral e Clínica. Obteve o seu PhD em Psicologia do Desenvolvimento na Sorbonne, em 1970.
Mais informações: www.icelp.org

Áreas de Aplicação do PEI

Área educacional - para alunos do ensino regular, de sala de recursos, superdotados e na educação de adultos.
Área clínica – com todos os indivíduos a partir de 8 anos que necessitem de uma abordagem cognitiva para superar suas dificuldades de aprendizagem e/ou de comportamento.
Área empresarial – em programas de treinamento das habilidades de pensamento e de aprendizagem e na promoção da produtividade.
Área institucional e social – como uma ferramenta adicional para ajudar indivíduos que necessitam socializar-se, praticar atividades intelectuais, recuperar a auto-estima e melhorar suas capacidades cognitivas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO TRATAMENTO  DE AUTISTAS Dentre as diversas formas terapêuticas as quais uma criança a...